Olhos que Ouvem & Mãos que Falam











Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2011

Bem - Vindo

Boa tarde!

 

Chamo-me Eduarda Paiva,  tenho 18 anos e frequento a Licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (1º ano).

Para ser sincera, este curso não foi a minha primeira escolha, pois o meu sonho sempre foi ser Educadora de Infância, mas sempre quis tirar um curso de Língua Gestual.

Sempre tive curiosidade em saber Língua Gestual, pois na minha infância tive problemas auditivos e caso as operações corressem mal, perderia a audição.

No meu 6º ano de escolaridade conheci uma rapariga surda, que entrou na minha turma. Foi nesse ano que tive conhecimento da Língua Gestual, pois ela ensinou-me o abecedário, números e cores. Aprendi pouca coisa, pois a escola não estava preparada para ela e, por isso teve que sair daquela escola.

No meu 12º ano quis tirar um curso de Língua Gestual, mas andei-me a informar e achei que o curso era de pouca duração e caro.

Na inscrição para a faculdade, fui ver as vagas e deparei-me com este curso aqui no Porto. A partir desse momento, andei a pensar  nas escolhas que iria colocar na inscrição e decidi inscrever-me, também, neste curso.

Actualmente, não me arrependo. Estou a adorar o curso, principalmente a disciplina Língua Gestual, pois estamos em contacto com uma pessoa surda (professor), o que torna a experiência mais enriquecedora e interessante.

 

Criei este Blog para uma aula de Informática e este espaço tem como objectivos: despertar interesse e curiosidade em saber mais; ensinar os gestos mais básicos; mudar a mentalidade de alguns indivíduos que acham que a surdez é uma "deficiência"; mostrar a cultura dos surdos; receber comentários, para, eu própria, aprender e melhorar.

 

O título "Olhos que Ouvem & Mãos que Falam", na minha opinião, diz tudo. Pois, os Surdos comunicam através das mãos/expressão e os olhos. Os Olhos são o receptor (Ouvem) e as Mãos são o emissor (Falam).

 

Vou fazer os possíveis para manter este Blog actualizado, postando regularmente.

 

 

 

Eduarda Paiva

 

 

 

P.S--> No próximo post irei referir algumas expressões erradas e explicar o porquê de estarem erradas

publicado por Eduarda às 14:03
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De vanda a 18 de Abril de 2014 às 04:58
ola' e parabens pela sua iniciativa. Queria pedir-lhe um concelho, por favor. Ha' um ano atras', o meu irmao teve um derrame cerebral que o paralizou do lado direito e perdeu a capacidade de articular palavras. Ele esta' perfeitamente consciente mas nao consegue escrever. A forma de se comunicar e' atraves de expresses faciais e gestos com a mao e braco esquerdos. Tenho pensado na possibilidade de ele e nos' aprendermos algum gestos basicos para facilitar a comunica@ao (mailto:comunica@ao). Eu vivo no estrangeiro e o meu irmao vive com a minha mae em Portugal com poucas possibilidades de desloca@ao (mailto:desloca@ao). Haveria um DVD ou um livro que nos ajudasse a aprender a lingua gestual a um nivel basico? e como podemos nos' adaptar a lingua gestual para ser executada so' com uma mao (nomiadamente, a esquerda)? Muito obrigada.Vanda


Comentar post



"O meu coração não está surdo a nada neste mundo duplo"

Emmanuelle Laborit

___________________________________
Chamo-me Eduarda Paiva, tenho 18 anos e frequento a Licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (1º ano). Numa aula de Informática tivemos que criar um Blog sobre Língua Gestual Portuguesa e o "Olhos que Ouvem & Mãos que Falam" é o resultado desta tarefa proposta pelo docente. Espero que este espaço seja útil e que o visitem várias vezes. 【ツ】

___________________________________

“Com os sinais [...] Posso reconhecer a cara de uma palavra! E desenhá-la no espaço! E escrevê-a! E pronunciá-la! E ser bilíngue!”

Emmanuelle Laborit (1994)

___________________________________




Sê o primeiro dos teus amigos a gostar disto


___________________________________

❉posts recentes

Cores Primárias

Números de 0 a 10

Dactilologia/Abecedário

A minha apresentação

Expressões erradas

Bem - Vindo